domingo, 29 de março de 2020

Teorema


Fatos que acontecem de modo indescritíveis e inacreditáveis. De repente, parece que estamos morando dentro de uma teoria da conspiração. Lugar em que tudo que é óbvio torna-se confuso ou errado, há uma enorme confusão entre as pessoas.

Aparentemente existe uma batalha contra tudo aquilo que a humanidade levou anos para construir: a ciência, educação acessível, empatia, solidariedade e reparação de erros históricos. Todos estes conceitos, nos últimos tempos, são vistos como errados, ou levianos.

Eu me questiono todos os dias qual é o problema em deixar o mundo fluir de modo natural, acompanhando a evolução do ser humano, todo dia avançando um pouquinho, até caber todo mundo. Porém, agora, isso é errado. Pois é algo ofensivo e parece fazer muito mal, pelo tamanho da reação deve causar danos horríveis e incuráveis, algo como disenteria, cólica de rim e dor de parto, tudo de modo simultâneo.

Eu sempre me valho do benefício da dúvida. Acho muito difícil afirmar com todas as letras o que é certo ou errado, ao mesmo tempo sempre carreguei o sentimento romântico de ser resistência, de participar de algo secreto e comunicado por códigos, fazer da vida um perigo por algo maior.

Por acaso, hoje tive a clara sensação de ser resistência, de entender o que é estar ciente do meu papel e de que lado caminhar. Com todos esses acontecimentos e ideias perturbadas que cabeças ditas brilhantes estão confabulando, neste domingo chuvoso eu me senti escondida dentro de um porão, fazendo uma missão ultra secreta ao ler para a graduação textos de Paulo Freire.

Textos que trouxeram para a educação a experiência e realidade do aluno, ao considerar e respeitar cada indivíduo dono de uma história e fonte de saberes, ideias que priorizam o diálogo, e enxergam na educação um papel transformador ao conscientizar por meio do conhecimento e formação do senso crítico.

 De repente, me senti a mais radical e perigosa da guerrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário