domingo, 7 de abril de 2019

Avulsos


A vida aos 28 anos parece ser apenas uma dinâmica entre fazer as coisas e desejar ter feito melhor. Ou, fazer as coisas e perceber que não as fez por inteiras. Ou, não fazer as coisas e cair em desespero quando perceber que deveria ter feito.

            Eu não sei se é normal, mas espero que aconteça com todo mundo, ter uma sensação de que se está fazendo o bastante, que não dava para ser melhor, que se aproveitou tudo, até vir aquele comentário alheio dizendo nas malditas entrelinhas que tinha como ser melhor, só que não foi percebido no momento certo de avançar.

            O processo de amadurecimento deve começar no momento que nascemos e terminar quando morremos. Só. Teria muita inveja da pessoa que se qualifica como segura todos os segundos do dia. Pessoas maduras e estabelecidas com elas mesmas para conseguir justificar seus atos sem pensar em nenhum momento “podia ser diferente”.

            Acho um papo de gente muito privilegiada essa história de não ter medo de errar, de não se incomodar com os outros e acreditar em si mesmo. Se eu entrar nessa espiral de pensamentos e soltar o dane-se pra o que me atrapalha, corro o risco de não ver a luz do sol, viver de pijama, sem me pentear ou escovar os dentes. Em 2019 o proletário inseguro depende do que os outros pensam. Aceitemos.

*
            Às vezes escrevo e quando leio parece que escrevi uma redação pra escola, como em 2007. Então coloco umas gracinhas para fingir que sei o que estou fazendo. Dizem que escrever é também um treinamento e que aos poucos se descobre o estilo, talvez o meu seja o antiquado e didático.

            Na verdade, eu acho horrível isso de ler textos na internet em primeira pessoa, reflexões sobre a vida e o mundo. Acho isso coisa de gente preguiçosa, quem é bom mesmo escreve narrativas, poemas e dramaturgia. Os outros pegam as migalhas da internet.

            Outra coisa que incomoda nesses textos é precisar ter um fim elucidativo que combina com o título, tenho inveja dos meus alunos do 3º aninho, que quando querem acabar o seu texto, simplesmente escrevem: FIM.

        *

             Quando é que a vida será realmente facilitada?
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário